Forma de gelo não serve so para colocar agua, veja estas 13 ideias geniais que lhe vão ser super uteis


Morangos com Chocolate na forma de Gelo por reikoshayan

Nas nossas cozinhas temos um objecto muito útil, mas muitas vezes subestimado ou não empregado devidamente. Estamos falando da forma do gelo.  Isso não significa, no entanto, que a forma deva ser usada apenas para o gelo: no congelador, de fato, pode-se colocar de tudo, do sumo de fruta até o café, do molho de carne até as ervas frescas. É por isso que é importante pegar o hábito de começar a usar a bandeja para muitas finalidades diferentes: colocar alimentos ou líquidos no congelador, não só reduz a quantidade de lixo orgânico produzido todos os dias, mas há a possibilidade de ter sempre ao alcance o que você precisa na cozinha.

Ovos

Os ovos são alimentos que quando estragados podem ser prejudiciais à saúde. Eles devem ser consumidos dentro do prazo de validade, quando se encontram nas melhores condições. No entanto, se por alguma razão tiver mais ovos do que aquilo que vai conseguir consumir num curto espaço de tempo pode facilmente congela-los para uso posterior.

Não podem ser congelados na casca pois arrebentam devido a expansão interior.

kidwi-dezembro-6

As gemas devem ser separadas das claras, porém pode-se também congelar o ovo inteiro ligeiramente batido.

Pode-se adicionar sal, açúcar ou glicerina nas gemas (uma pitada) conforme o uso que delas se fará.

A clara e a gema podem ser congeladas separadamente ou em conjunto.

Quando congelados os ovos podem durar até 12 meses se nunca os retirar do congelador.

 

Untitled 5

 

Os molhos

Obviamente, na bandeja de gelo pode congelar e armazenar até mini porções de molho de tomate ou outros temperos, que pode ser preparado em grandes quantidades com antecedência e então aquecido quando houver necessidade.

molho-cafe

O café

Enfim, a última mas não menos importante maneira de utilizar a bandeja de gelo é aquela de congelar o café, que de outra forma também é bom frio. Se você preparou café demais, basta colocá-lo no congelador e deixá-lo por quanto tempo você quiser.

 

 

Vinho

Até mesmo o vinho pode ser congelado na bandeja de cubos de gelo: não o beba quando se descongela, mas o use em diferentes receitas que requerem vinho vermelho ou branco.

vinhos-sucos-fruta

Os sumos de frutas

Você também pode criar decorações especiais para sobremesas ou cocktails: basta usar o suco de várias cores (por exemplo, kiwi, pêssego, pêra, abacaxi, etc.) para obter cubos de todas as cores.

Gelado

No caso que você tenha disponível uma bandeja maior, você pode usá-la para preparar picolés feitos de suco, ideais para jovens e idosos.

picoles-batidos

Os smoothies

Sempre com a fruta se podem congelar alguns cubos de smoothies que podem ser dissolvidos em cocktails ou bebidas no lugar dos cubos de gelo comuns, que têm o efeito irritante de diluir qualquer bebida em que sejam inseridos.

 

 

Fritos

Até mesmo o frito pode ser congelado: basta colocar na bandeja a cebola com o óleo que poderá ser tirado quando será necessário preparar um molho saboroso.

frito-ervas-frescas

As ervas frescas

Para armazenar ervas frescas, como alecrim, sálvia e salsa, é necessário mergulh-a-las em um pouco de óleo.
Pique as ervas (não necessariamente, apenas se quiser) e coloque-as em uma fôrma de gelo. Preencha com azeite sem adicionar água, depois congele. Jogue uma na panela junto com a carne ou vegetais.

69c273a5cd06c75f61586d761d5fd9ce-800x335

Os chocolates com morangos


Morangos com Chocolate na forma de Gelo por reikoshayan

A bandeja de cubos de gelo pode ser usada, por exemplo, para fazer chocolates doces com morangos: tudo o que você tém que fazer é derramar o chocolate derretido nos compartimentos, apoiando os morangos dentro, e deixar tudo no congelador.

chocolate-com-morango

Água “quente”

Ter cubos bonitos e transparentes não é fácil. Para isso, você precisa ferver a água duas vezes em uma panela com tampa. Não use a chaleira porque a água vai pegar as impurezas dela. Deixe esfriar e despeje na fôrma de gelo. Cubra com filme pvc. Você vai ver uma diferença enorme!

712b24b1b0e7c99b90856465ca3ffb70-600x800

Uvas

Esta é a MELHOR dica para quando o seu vinho branco ou rosé não estiverem gelados o suficiente! Ao invés de colocar cubos de gelo (sacrilégio!), coloque uvas congeladas neles, da mesma cor dos vinhos. Isso vai dar um toque chic às taças.

0eb2a4e6c26cd021641e0121aec59d46-798x800

 

Limão e laranja

Corte fatias da sua fruta cítrica preferida e coloque-as em fôrmas (de cupcake) ou de gelo – neste caso, corte as frutas em pedaços, não em fatias. Encha com água. Este truque é especialmente bom para refrescar a água ou para coquetéis de frutas, ao invés de usar gelo puro. Você também pode adicionar hortelã se preferir.

0c0e228250551f90c18a8c58084e8f3d-800x533