O que as Selfies que publicamos nas redes sociais querem dizer a nosso respeito

O que será que as fotos que publicamos nas redes sociais dizem sobre nós? Que complexos e desejos elas escondem? O que é tão visível para os outros e que tanto queremos esconder?

Hoje, iremos analisar os tipos mais frequentes de fotos que aparecem na Internet.

1. Todo tipo de selfie: no espelho, olhando de baixo para cima, etc.

Muitas selfies no perfil escondem uma necessidade enorme de ser reconhecido e aceito pelos outros. A pessoa se mostra narcisista e exibicionista, ou seja, foca sempre nela mesma.

2. Selfies sensuais


Lábios exagerados e curvas marcadas costumam enviar esta mensagem: sou normal, não tenho complexos e estou disposto a tudo. Agora pense um pouco: realmente precisamos fazer do nosso corpo um anzol para chamar a atenção? As pessoas acham que é assim que vão encontrar o amor da vida delas?

3. Fotos de casal


Uma demonstração da sua relação e de como você a percebe como forte, estável, duradoura. É uma maneira de dizer ao mundo que você não está sozinho, alguém te ama e te valoriza.
Por outro lado, se o seu perfil está cheio de fotos assim, talvez você devesse se perguntar se tudo está realmente bem. O que você quer mostrar? Talvez você queira mostrar alguma coisa a um ex, ou se mostrar superior neste aspecto em relação aos seus amigos.


4. Fotos em grupo


Se a maior parte das fotos é de festas com amigos, talvez você sinta um vazio muito grande, até mesmo um sentimento de solidão. Você mostra que pertencer a um certo grupo de pessoas faz de você alguém melhor e demonstra ao mundo que foi escolhido para ser parte deste grupo e, por isso, você é melhor.

5. Crianças


Neste caso, existem duas possibilidades. Se você compartilha as suas fotos de criança, talvez você esteja cansado da vida de adulto, das responsabilidades, das dívidas, das contas. Atrás disso tudo está o desejo de voltar à infância, uma época em que os outros cuidavam de nós.
Quando compartilhamos as fotos dos nossos filhos ou deles conosco, queremos dizer que ser mãe ou ser pai é a nossa maior conquista na vida.

6. Animais e fotos com animais


Se você tem um perfil de fotógrafo profissional, as fotos de animais selvagens são apenas uma mostra do seu trabalho, uma espécie de portfólio. Mas se este não é o caso e você coloca a foto de um lobo selvagem, ou de um leopardo correndo, está tentando passar os seus sonhos para a realidade. Quem tem um perfil assim quer passar uma imagem de força e valentia.
Se você coloca fotos de animais fofos, como gatinhos e cachorrinhos, o mais provável é que se trata de uma pessoa sentimental e até um pouco infantil.

7. Natureza


Aqui tampouco falamos de perfis de fotógrafos profissionais. Se o seu perfil tem muitas fotos de paisagens, aparentemente você está feliz com a sua vida. Tudo caminha normalmente e você tem tempo para ver a natureza. Mas talvez pode indicar que você esteja cansado da rotina e do ritmo alucinado da vida moderna e queira se isolar um pouco nos braços de uma floresta ou de uma praia.


8. Fotos glamurosas


Muitas fotos deste tipo mostram a necessidade de sentir apoio em forma de curtidas e comentários. Talvez você devesse pensar na sua autoestima e em formas de não depender deste apoio virtual para se sentir feliz.

9. Fotos de viagens


Para algumas pessoas, fotos de viagens significam o desejo de mostrar que elas podem. “Olhem onde eu estou” é um tipo de pensamento que muitas fotos deste tipo sugerem.
Para outras pessoas, fotos assim são apenas uma mostra de uma viagem recente, dos sentimentos e das emoções vividas. Uma confirmação de que você chegou pela primeira vez a um lugar onde milhares de pessoas já haviam estado, como na Torre Eiffel ou em Machu Picchu, no Peru.


10. Fotos com carros e objetos de luxo


Uma maneira de dizer ao mundo como você é uma pessoa de sucesso. Muitas vezes, essas fotos são mentirosas, elas simplesmente retratam o desejo de ser uma pessoa de sucesso, e não um sucesso real. A mostra de um suposto status esconde muitas inseguranças.

11. Fotos de comida


Não estamos falando de blogueiros especializados em gastronomia. As fotos de comida em um restaurantes caros são uma maneira de expressar seu status social e de se promover na sociedade. Algumas pessoas que colocam essas fotos no perfil querem mostrar ao mundo que cozinhar e ficar em casa não é menos importante do que passar o dia em reuniões de trabalho ou em escritórios.


12. Fotos extremas


Fotos saltando de paraquedas, chegando no topo de uma montanha ou dropando uma onda sobre uma prancha de surf sugerem valentia, força, segurança e resistência.
Selfies extremas, como no topo de um arranha-céu ou com algum animal selvagem, podem indicar uma necessidade de reconhecimento, um desejo de se sentir mais vivo. Os jovens costumam depender desses sentimentos, por isso fazem este tipo de foto. É importante ficar de olho para que esse tipo de ’vício’ não fique cada vez pior.

13. Fotos divertidas


Fotos que indicam que a pessoa sabe quem ela é e, por isso, sabe ser irônica consigo mesma. Publicar fotos ’estranhas’ de si mesmo requer coragem. Não obstante, algumas vezes essas fotos querem apenas desviar a atenção de problemas para o lado da comédia.



14. Fotos no escritório


Se um perfil tem muitas fotos da pessoa no escritório, talvez ela esteja dando importância demais aos negócios e à realização profissional. A ambição pode estar alta demais. Este tipo de pessoa procura profissionais do mesmo nível, com o mesmo status social.

15. Objetos ou partes de um todo


Este tipo de foto mostra que a pessoa quer parecer pouco comum. Além disso, sugere uma personalidade criativa e um bom gosto estético.


16. Fotos reais, sem filtros


Este tipo de foto indica que a pessoa se aceita como ela é. Pessoas que não querem mostrar algo que não são. Não precisam de curtidas ou de comentários.
Essas pessoas costumam usar as redes sociais para se comunicar com amigos que moram longe e preferem viver os momentos ao invés de registrá-los por meio de fotos.