Estudo científico comprova: Os Cães podem sentir se uma pessoa é MÁ ou não

Os cães podem não parecer muito inteligentes quando começam a perseguir suas próprias caudas, mas, de muitas maneiras, são criaturas com um grande potencial mental. Em particular, eles são muito conscientes socialmente, tanto com humanos quanto com outros cães. Muitos estudos mostraram que eles podem sentir emoções humanas, como diferenciar rostos felizes e irritados e até mesmo ficar com ciúmes. No entanto, parece que eles também podem sentir se uma pessoa é ou não é confiável. E tenha certeza: uma vez que um cão percebe algo ruim no ar, ele dá sinais e você precisa estar atento(a).

Você já notou que alguns cães ficam cabisbaixos quando os seus donos os repreendem? Ou, que eles ficam muito alegres e saltitantes quando ouvem seus donos que chegam e brincam com eles? Isso se deve ao fato de que os cachorros sabem quando uma pessoa é má ou não.

De certa maneira, eles sabem se estão sendo bem aceitos ou não, tanto por seres humanos, quanto por outros da mesma espécie. Alguns estudos revelaram que eles sabem sentir as emoções dos homens, seja uma cara feliz ou irritada, e que até mesmo, eles próprios, podem sentir ciúmes. Eles sentem também se uma pessoa é ou não confiável.


Akiko Takaoka, da Universidade de Kyoto no Japão, realizou experiências com cães. Ela se deu da seguinte maneira: um rapaz apontou para uma vasilha cheia de comida que estava escondida. Depois, apontou para uma vasilha vazia, que assim como a primeira, estava escondida. E em uma terceira vez, apontou novamente para aquela que estava com comida, e então, os cães não o responderam, quando ele indicou onde estava o alimento.

Trocaram de pessoa, e falaram para que ele pudesse indicar onde estava a comida, a mesma que tinha sido apontada pela última vez, só que com o rapaz anterior. Dessa vez, porém, os cães se interessaram no local indicado, e foram atrás desse último homem. Takaoka ficou impressionado. E o que se notou foi que os humanos podem perder a credibilidade dos cães.

Portanto, nunca engane o seu cão, ele pode não confiar mais em você.