Se o seu medico lhe dizer para fazer uma colonoscopia, isto é o que deve considerar:

A segunda causa principal de mortes relacionadas ao cancro  é o cancro de cólon. Pesquisas indicam que mais de 50 mil pessoas morreram em 2017 devido ao cancro de cólon. A fim de garantir adequadamente que seu cólon é saudável, você precisa fazer uma colonoscopia.

Apesar de haver várias opções de seleção diferentes, os médicos tendem a recomendar apenas uma colonoscopia e não conseguem rever outras opções para seus pacientes. Isso é crucial porque outras opções significam outros benefícios.

Pesquisas indicam que, quando os pacientes recebem as opções de seleção completa, eles frequentemente acompanham a colonoscopia.


Efeitos de uma colonoscopia: as estatísticas mostram que 1 em cada 350 colonoscopias acabam por ser prejudiciais. A maioria dos médicos não vai te dizer, mas um em cada 1.000 procedimentos resultará em morte.

Outra opção para examinar seu cólon é uma sigmoidoscopia. Este procedimento tem 10 vezes menos complicações, mas os médicos ainda recomendam uma colonoscopia quase 95% do tempo. Então, na próxima vez que você precisar examinar seu cólon, peça uma sigmoidoscopia.

 

Outra razão pela qual os médicos podem recomendar uma colonoscopia é que eles podem lucrar com isso. Existem paises em que os médicos recebem propinas financeiras quando se encaminham pacientes para certos procedimentos.

 

Riscos de colonoscopia: se você sofre de doença do cólon, uma colonoscopia pode causar perfuração do cólon. Se você precisar de anestesia, você deve optar pela dose mais leve ou sem anestesia. A anestesia pode aumentar outros riscos. Além disso, as colonoscopias tendem a revelar falsos positivos. De acordo com a Fundação para o cancro de próstata, cerca de 30-40 por cento dos homens tratados por cancro de próstata têm tumores inofensivos.