A triste verdade por trás do dia da Mulher

Dia 8 de Março é o DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES. E antes de que o fb seja invadido com as clássicas publicações de flores e coraçõezinhos às quais responderão os (não menos clássicos) comentários jocosos a reivindicar um Dia Internacional do Homem, aqui fica o alerta: Não, isto não é a brincar, não isto não é ridículo. Ridículo é ironizar sobre esta matéria.

Há 161 anos atrás, no dia 8 de Março, as operárias de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque, fizeram uma grande greve e ocuparam a fábrica reivindicando melhores condições de trabalho, nomeadamente, a equiparação de salários com os homens.


A manifestação foi reprimida com total violência e as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, posteriormente incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas. Em consequência disto 1975 esta data foi oficializada pela ONU como o “Dia Internacional da Mulher”.

Que neste dia 8 de Março saibamos, de forma digna, homenagear estas Mulheres e a Luta que TANTAS OUTRAS travam, AINDA HOJE, diariamente.