Gosta de comer o pãozinho torrado pois evite é terrivelmente prejudicial a sua saúde

six stages of toast

Especialistas da Grã-Bretanha alertaram que a acrilamida, formada no preparo de pães e batatas em altas temperaturas, está associada ao aumento do risco da doença e a outros problemas de saúde.

De acordo com a FSA, quanto mais escura e crocante estiver a batata ou a torrada, maior será a quantidade da acrilamida no alimento. Por isso, o ideal é retirá-los do preparo quando ainda estiverem com uma cor clara.

french fries in paper bag and red sauce. selective focus


Quando alimentos ricos em amido, como o pão e batata, são exposto a altas temperatura, acima de 120 graus, produzem acrilamida: um composto que está relacionado a incidência do cancro. Os estudos com a substância foram realizados em ratos, e não há provas conclusivas que ela provoque tumores em humanos.

Mas a acrilamida é considerada uma questão séria pela OMS e pelas autoridades de saúde na Europa e nos EUA, onde até já surgiu uma solução tecnológica para o problema: uma enzima artificial, desenvolvida pela empresa de biotecnologia Novozyme, que poderá ser adicionadas as batatas durante a fritura e reduz em 50% a formação de acrilamida. Enquanto ela não chega ao mercado a solução é evitar que a commida seja esposta a altas temperaturas.