Se tem esta planta em casa tenha muito cuidado esta planta é perigosa

Esta planta é muito comum no Brasil e em Portugal, ela parece bastante inofensiva. Mas só parece.

Na verdade esta planta em tua casa pode matar uma criança em 1 minuto e um adulto em 15.

 

Conhecida por Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia Seguine) esta planta é muito apreciada como ornamental de interiores, dada a sua tolerância à baixa luminosidade ambiente e baixa umidade relativa do ar.

Há muitas plantas venenosas, mas a “Dieffenbachia seguine” é muito comum nos jardins internos das casas e escritórios.


No entanto de acordo com o Departamento de Ciências em Plantas de Oxford, a “comigo-ninguém-pode” possue oxalato de cálcio em sua estrutura, um composto venenoso que que devemos tomar muita cautela, evitando o contato com olhos e boca.

Por isso, muito cuidado!

Se simplesmente pegar na planta e depois passar as mãos nos olhos, isso pode provocar uma cegueira permanente.

É muito importante ficarmos atentos, principalmente com as crianças.

O que acontece é que as suas folhas têm cristais de oxalato de cálcio, um composto que irrita a pele e as membranas mucosas dos seres humanos e outros animais.

Os efeitos colaterais, em humanos e animais domésticos, podem se manifestar nos olhos como dores acentuadas, fotofobia, conjuntivites e lesões na córnea – na boca como dores instantâneas, salivação, edemas na língua, úlcera, vômitos e diarreia – e na pele como dermatites, queimaduras graves e até mesmo o surgimento de bolhas.

Ainda mais grave, no caso de ingestão, ocorre obstrução do sistema respiratório e umas das seguintes reações é o bloqueio da laringe, o que pode causar dificuldades respiratórias e até mesmo a morte.

Ela pode matar sim, mas felizmente isso não é tão comum.

 

É por isso que deve deixar esta planta fora do alcance das crianças e animais de estimação. Só nos Estados Unidos, em 2006, houve 64.236 vítimas de plantas venenosas dentro de casa. 70% dessas vítimas eram crianças menores de 5 anos.

O que fazer para ajudar alguém envenenado por esta planta? Deve imediatamente limpar a boca da vítima com um pano húmido. Caso também tenha atingido os olhos, lave-os com água abundantemente. Em seguida, faça a vítima beber um copo de leite e a leve imediatamente para um centro médico.