ALERTA AMARELO: Portugal vai atingir as temperaturas mais baixas deste Inverno com mínimas negativas

São esperadas temperaturas mínimas entre os quatro e os seis graus negativos. 


Bragança e Guarda vão ser os distritos mais frios. Bragança vai estar sob aviso meteorológico amarelo, devido ao frio, entre quinta-feira e sábado, um cenário que se repete nos restantes distritos do continente a partir das 00:00 de sexta-feira.

A informação do IPMA relativa aos próximos dias dá conta de um “aumento do desconforto térmico” entre quinta-feira (dia 10) e a noite de sábado (dia 12), prevendo-se “a substituição gradual de uma massa de ar polar por uma massa de ar com características de ar ártico sobre Portugal continental, transportada do interior do continente europeu”.

“As temperaturas mais baixas situaram-se no interior norte e centro entre os 4 graus negativos e os 2 graus negativos. No entanto, temos regiões do litoral em que as temperaturas são de zero graus junto a Leiria e em Lisboa de 5,6 graus. No interior do Alentejo com 0 e 1 graus”, disse.

A Proteção Civil alertou quinta-feira para os riscos das temperaturas baixas esperadas nas próximas horas, desde a formação de gelo ao perigo de intoxicações por causa de lareiras e braseiras sem ventilação adequada.

O “desconforto térmico elevado” deverá estender-se até à madrugada de sábado e a Proteção Civil recomenda cuidados especiais com crianças, idosos, doentes crónicos e pessoas sem-abrigo. 

Recomenda que se ventilem as casas em que haja lareiras ou braseiras, que se desliguem os aparelhos de aquecimento durante as horas de sono e, na estrada, a adoção de condução defensiva com atenção a troços com gelo. 

Em conjunto com a Direção Geral da Saúde, recomenda ainda que a população se resguarde da exposição prolongada ao frio e mudanças bruscas de temperatura, que se usem várias camadas de roupa e se prefira sopas e bebidas quentes para aquecer em vez de álcool, “que proporciona uma falsa sensação de calor”.

Partilhe esta informação para prevenir e ajudar!