ALERTA de incêndio: As temperaturas vão subir com máximas acima de 40º para este verão

Neste verão pode-se esperar um calor intenso em várias partes da Europa. A previsão é de que Portugal é dos países com risco mais elevado de incêndio associado a ondas de calor permanentes.

Nos próximos meses teremos vários dias com temperaturas de 43 graus.
Durante estes períodos de muito calor, as noites serão especialmente quentes, o que “poderá representar um risco grandes de incêndios florestais.”

Após um inverno e primavera chuvosos, há mais vegetação do que nos anos anteriores.

Segundo o site AccuWeather em Junho serão poucos os dias com chuva em Portugal e as temperaturas poderão ser mais elevadas do que as registadas no verão passado.

Por isso, as ondas de calor e o clima seco que chegam à Península Ibérica vão secar essa mesma vegetação e os ‘riscos de grandes incêndios vão aumentar bastante na segunda metade do verão’.

O comunicado da plataforma sublinha ainda que é possível que a ameaça se mantenha até ao outono, uma vez que o clima deverá manter-se seco e quente.

Já a partir de hoje sentiremos as temperaturas a subir em boa parte do país, mas as mesmas poderão subir ainda mais no próximo fim de semana, com os termómetros a atingirem valores bem acima dos 30ºC no interior sul, vale do Tejo, Douro e Tua

Na próxima semana e se os mapas de confirmarem, registaremos uma vez mais valores acima dos 35ºC em muitos pontos do Alentejo.

Muitas regiões estão de alerta vermelho
e representa um risco elevado para as casas sem ar condicionado e aconselha-se que as pessoas bebam bastante água, se resguardem na sombra e vistam roupa leve.