Aviso de privacidade do Facebook que esta a inundar as redes sociais é inútil e falso

Nos últimos dias ao percorrer o seu feed de noticias tem visto centenas dos seus amigos a partilhar um texto sobre privacidade no Facebook. Esse texto é idêntico a um texto de privacidade que rodou em 2012 incluindo a informação de que o Facebook passaria a ser pago no valor de 5,99. O texto esta em varias línguas e na maioria diz assim:

AVISO:
A violação da privacidade pode ser IP punida com a lei (Ucc 1-308-1 1 308-103 e o estatuto de Roma).
O facebook agora é uma entidade pública. Todos os membros devem publicar uma nota como esta. Se não publicar uma declaração pelo menos uma vez, será tacitamente entendido que autoriza o uso das suas fotos, bem como as informações contidas nas suas actualizações do perfil.
Eu declaro que não dou a minha permissão. “. “Se não publicar tal declaração pelo menos uma vez, então está indirectamente permitindo o uso público de itens como suas fotos e as informações contidas em suas actualizações de status”.

“Você está aqui notificado que está estritamente proibido de revelar, copiar, distribuir, divulgar ou tomar qualquer outra acção contra mim com relação a este perfil e os conteúdos do mesmo”

Esta informação é falsa e errada e a partilha da mesma no seu mural não tem qualquer tipo de repercussão futura a não ser aparecer no feed dos seus amigos e familiares as centenas.

O post que está a ser publicado por vários utilizadores não protege ninguém da violação da sua privacidade. Quando se cria um perfil no Facebook é necessário concordar com os Termos de Serviço da rede social, que inclui a sua própria política de privacidade.

O próprio Facebook já partilhou um post a desmentir estas correntes de mensagens no qual diz:

“Qualquer pessoa que use o Facebook possui e controla o conteúdo e informação daquilo que publica, como indicado nos nossos termos. Controla como são partilhados esse conteúdo e informação. Essa é a nossa política e tem sido sempre.”

” Enquanto pode haver água em Marte, não acreditem em tudo o que lêem na Internet hoje em dia. O Facebook é gratuito e vai sê-lo sempre. E isso de copiar e publicar um alerta é apenas um engano. Fiquem bem terráqueos!”.

Por isso pode continuar a partilhar e copiar esta mensagem sem qualquer efeito, porque o Facebook já tem toda a sua informação e privacidade a escolha de a tornar publica ou não de momento é sua, mas se o Facebook voltar a partilhar a informação pessoal indevidamente dos seus utilizadores ou serem “roubados” como foi sugerido com certeza que não é uma mensagem no mural que vai impedir!

Estas são as palavras do próprio fundador do Facebook depois do escândalo relativo ao dados dos utilizadores que foram “partilhados” com a empresa Cambridge Analytica.

“O Facebook não vende dados dos utilizadores, mas permite a portabilidade”
“O que vemos aqui é que as pessoas escolheram partilhar informação com um programador que foi transferida para fora do nosso sistema”

Numero de pessoas que a informação foi partilhada indevidamente com a Cambridge Analytica

Para alem disso o Facebook ainda guarda dados que não são supostos.
A par da informação já armazenada pelo Facebook relativamente aos dados de contas na rede social, os utilizadores descobrem agora que as chamadas feitas através de smartphones com sistema Android e as mensagens enviadas por SMS foram igualmente guardadas pela rede social.

Partilhe esta informação e pare com esta corrente sem sentido. Mas foque sim em partilhar a informação que realmente interessa!