Bebida de chia para emagrecer, desinchar e evitar o cancro; veja receita detox poderosa!

A chia (Salvia hispanica L.) é uma planta herbácea da família das lamiáceas, da qual também fazem parte o linho e a sálvia, tanto que é conhecida com “salvia hispânica”.

Originária do México, suas sementes já eram utilizadas como alimento pelos povos das civilizações da América Central há muitos séculos. A importância do consumo desta semente tem sido reforçada por especialistas em nutrição humana, uma vez que nela são encontrados ácidos graxos poli-insaturados essenciais, fibras, proteínas e outros nutrientes. Mas a fama notória da chia foi conquistada graças aos seus efeitos sobre a dieta, pois a semente é capaz de favorecer o emagrecimento. Consumi-la significa colher uma lista de benefícios, que incluem desde regular as taxas de colesterol sanguíneo até fortalecer o sistema imunológico.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de semente de Chia
  • 250 ml de água
  • 1 colher de sopa de suco de limão ou lima
  • Adoce com uma colher de mel de preferência

Modo de preparo

Coloque a sementes de molho na água e deixe descansar até que o líquido fique ligeiramente gelatinoso.

Depois disso, adicione o suco de limão ou lima, o mel e mexa.

Está pronto para beber.

Dica: Sirva frio.

Benefícios da chia

Ajuda a emagrecer: um dos motivos que fazem da chia uma grande aliada na perda de peso está na sensação de saciedade que a semente proporciona.

Suas fibras têm a capacidade de absorver muita água, transformando-se em uma espécie de gel.

É só fazer o teste, deixando uma porção de molho num copo para perceber a semente inchando em pouco tempo. Quando é ingerida, a reação é semelhante. Em contato com os sucos gástricos, suas fibras se transformam nesse gel, que aumentam a dilatação do estômago.

É esse mecanismo um dos fatores que favorecem a saciedade e, consequentemente, acarreta um menor consumo de alimentos.

Além disso, o consumo regular de chia pode ser benéfico para evitar a formação de gordura localizada, outra grande inimiga de quem luta contra os ponteiros da balança.