Bicarbonato de sódio: 12 benefícios e usos no dia-a-dia

O bicarbonato de sódio é normalmente visto como um produto de limpeza.

É também usado para cozer verduras e deixá-las mais macias mas ele tem muitas outras utilidades que vão para além da sua imaginação…

1. Cuidado para os pés

Quer relaxar os seus pés depois de um longo dia de trabalho? Basta juntar 3 colheres de sopa de bicarbonato  de sódio com dois litros de água.E se os massajar enquanto estiverem nessa água ainda mais ajuda a livrar da dor.

2. Elimina o suor

Junte um pouco de bicarbonato de sódio e água, e vai ter um excelente desodorizante sem químicos nem álcool. Aplique esta mistura nas axilas e assim vai  mante-las secas e sem odores desagradáveis.

3. Tratamento de doenças simples

Usado como um remédio caseiro, o bicarbonato de sódio é um perfeito agente controlador de acidez. Tomar um copo de água gelada, com 1 a 2 colheres de chá deste pó, pode ajudar a controlar refluxos e dores de estômago. Claro, esta não é uma solução para tratamentos de longo prazo, nesse caso, você deve consultar um médico. Mas, para soluções rápidas, ele ajuda muito.

4. Para picadas de abelhas

Um salva vidas quando se trata de picadas de abelhas e vespas. Ninguém sabe ainda o porquê, mas há estudos que indicam que o bicarbonato de sódio tem propriedades alcalinas e, por isso, alivia a dor causada pelo veneno destes insetos.

5. Para remover farpas

Uma porção de bicarbonato de sódio para a mesma porção de água funciona super bem para expulsar farpas e corpos estranhos da superfície da sua pele. Tente isto ao invés de usar a pinça da próxima vez que você tiver algo no seu dedo.

6. Reforça a ação do shampoo

O bicarbonato é ótimo quando utilizado misturado com o shampoo. A mistura limpa melhor e ajuda a remover a oleosidade do seu cabelo, tratando-o da raiz até as pontas.

7. Para queimaduras de sol

Uma queimadura dolorida pode rapidamente acabar com o seu dia depois de tomar sol. Para acalmar sua pele, misture quatro colheres de sopa de bicarbonato de sódio com água morna e aplique no local. Ao secar, ele ajuda no processo de recuperação da pele.

8. Clarear os dentes

Colocar um pouquinho de bicarbonato de sódio na pasta de dente e usar essa mistura para escovar os dentes é uma excelente forma de limpar profundamente os dentes, removendo a cor amarelada e a placa bacteriana que tende a se acumular nos locais menos alcançados pela escovinha. Escovar os dentes com bicarbonato é bom para higiene bucal mas não deve ser realizado mais do que 1 vez por semana para não remover o esmalte natural dos dentes, que o protegem contra as cáries.

Veja: como clarear os dentes em casa.

9. Pele esfoliada

O bicarbonato, muitas vezes, é usado como um esfoliante caseiro. Os grânulos, de fato, podem ajudar a remover as células mortas, mas é preciso cuidado: o pó também altera o pH da pele –que é levemente ácido — e, por isso, são comuns os casos de coceiras, irritações e alergias.

10. Combater a acidez estomacal 

Tomar 1 colher de café de bicarbonato misturado em meio copo de água é boa forma de combater a acidez do estômago. Isso funciona porque o bicarbonato é uma substância alcalina que irá neutralizar o excesso de acidez.

11. Sal de banho

Substitui os sais de banho. Adicione meia xícara de bicarbonato de sódio ao seu banho – ele ajuda a neutralizar os ácidos de sua pele e a remover óleos e a transpiração corporal em excesso, trazendo uma sensação de pele macia.

12. Melhorar os treinos de corrida 

A água alcalina pode ser tomada durante os treinos de longa distância, melhorando o rendimento. Uma boa forma de tornar água comum em água alcalina é adicionar 1 colher de café de bicarbonato de sódio em 1 litro de água.

13. 5 maneiras onde o bicarbonato de sódio ajuda a perder peso

1- Bebida desportiva de Bicarbonato de Sódio:

A bebida desportiva que tem bebido ultimamente pode estar a fazer-lhe mal. A utilização contínua dessas bebidas pode até levar aos diabetes tipo 2.
Alternar para o bicarbonato de sódio pode ser uma boa opção. O bicarbonato de sódio pode facilmente substituir a sua bebida desportiva açucarada e pode até melhorar o seu desempenho nos exercícios. A bebida desportiva com bicarbonato será ainda mais útil se você fizer treinos de alta intensidade.

Como usá-lo:

Para fazer bebidas com bicarbonato de sódio, você precisará do seguinte:

5 chávenas de água de coco
1/4 chávena de mel
1/2 chávena de sumo de limão
1/2 colher de sopa de sal marinho não processado
1/4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
Aqueça a água de coco com lume baixo e misture o bicarbonato de sódio nele, espere que ele se dissolva completamente. Misture o ingrediente restante na água de coco e despeje a mistura final numa garrafa. A sua bebida desportiva caseira está pronta!

2- Sumo de limão e bebida de bicarbonato de sódio


O sumo de limão é uma boa maneira de melhorar o metabolismo. Combinando os poderes do sumo de limão com bicarbonato de sódio e água pode ajudá-lo a perder peso.

Como usá-lo:

Para fazer suco de limão e bebida com bicarbonato de sódio, você precisará do seguinte:

1 limão
1 copo de água
1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio

Extraia o sumo de limão e adicione-o num copo de água. Adicione bicarbonato de sódio. Beber esta mistura todas as manhãs pode ajudá-lo a perder peso.

3- Bebida de chá verde e bicarbonato de sódio

Um chá, muitos benefícios.

Os benefícios para a saúde do chá verde são amplamente reconhecidos, pode melhorar a sua função cerebral, reduzir o risco de diabetes tipo 2, melhorar a saúde dentária e, mais importante, queimar as gorduras. Ao combinar os poderes do metabolismo do chá verde com o bicarbonato de sódio, pode aumentar a taxa de queima de gordura e perder peso antecipadamente.

Como usá-lo:

Para fazer chá verde e bebida com bicarbonato de sódio, você precisará do seguinte:

1 copo de água
Chá verde orgânico
1/4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

Adicione chá verde a um copo de água. Uma vez preparado, adicione bicarbonato de sódio e deixe a bebida ficar no ponto.

4- Smoothie de morango e bicarbonato de sódio

Bebidas saudáveis também podem ser saborosas! Você pode adicionar bicarbonato de sódio a um smoothie de morango o que a faz queimar gordura ao tomar a sua bebida favorita. As morangos ajudam a aumentar o metabolismo do seu corpo e ele mesmo lhe retira o  seu apetite. A parte boa é que 1 chávena de morango (144 g) contém apenas 46 calorias.

Como usá-lo:

Para fazer smoothie de morango e bicarbonato de sódio, você precisará do seguinte:

1 chávena de morango
2 chávenas de água
1-2 limão
Folhas de hortelã fresca
1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio

Misture todos os ingredientes num liquidificador e beba isso pelo menos uma vez por dia. Você também pode adicionar um pouco de gelo à bebida para tornar esse sabor mais refrescante.

5- Vinagre de Cidra de maçã e Bicarbonato de sódio

A combinação de vinagre de maçã e bicarbonato de sódio é extremamente boa para o corpo. Esta combinação maravilhosa é baixa em calorias e até ajudará a reduzir o apetite.

Isso vais ajudar-lhe a perder peso aumentando o seu metabolismo e diminuindo a digestão para que você não ingira calorias extras.

Como usá-lo:

Para fazer bebida de vinagre de maçã e bicarbonato de sódio, você precisará do seguinte:

2 colheres de sopa de vinagre de maçã
1 copo de água
1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio

Misture todos os ingredientes adequadamente e beba-os todas as manhãs. Você deve beber 20-30 minutos antes do café da manhã.

Cuidados a ter:

Não use bicarbonato de sódio se sofrer de doenças crónicas e os outros tipos de doenças que referimos anteriormente.
Consulte sempre o seu médico antes de usar bicarbonato de sódio para perder peso.