Bicarbonato de sódio: 12 benefícios e usos no dia-a-dia

O bicarbonato de sódio é normalmente visto como um produto de limpeza.

É também usado para cozer verduras e deixá-las mais macias mas ele tem muitas outras utilidades que vão para além da sua imaginação…

1. Cuidado para os pés

Quer relaxar os seus pés depois de um longo dia de trabalho? Basta juntar 3 colheres de sopa de bicarbonato  de sódio com dois litros de água.E se os massajar enquanto estiverem nessa água ainda mais ajuda a livrar da dor.

2. Elimina o suor

Junte um pouco de bicarbonato de sódio e água, e vai ter um excelente desodorizante sem químicos nem álcool. Aplique esta mistura nas axilas e assim vai  mante-las secas e sem odores desagradáveis.

3. Tratamento de doenças simples

Usado como um remédio caseiro, o bicarbonato de sódio é um perfeito agente controlador de acidez. Tomar um copo de água gelada, com 1 a 2 colheres de chá deste pó, pode ajudar a controlar refluxos e dores de estômago. Claro, esta não é uma solução para tratamentos de longo prazo, nesse caso, você deve consultar um médico. Mas, para soluções rápidas, ele ajuda muito.

4. Para picadas de abelhas

Um salva vidas quando se trata de picadas de abelhas e vespas. Ninguém sabe ainda o porquê, mas há estudos que indicam que o bicarbonato de sódio tem propriedades alcalinas e, por isso, alivia a dor causada pelo veneno destes insetos.

5. Para remover farpas

Uma porção de bicarbonato de sódio para a mesma porção de água funciona super bem para expulsar farpas e corpos estranhos da superfície da sua pele. Tente isto ao invés de usar a pinça da próxima vez que você tiver algo no seu dedo.

6. Reforça a ação do shampoo

O bicarbonato é ótimo quando utilizado misturado com o shampoo. A mistura limpa melhor e ajuda a remover a oleosidade do seu cabelo, tratando-o da raiz até as pontas.

7. Para queimaduras de sol

Uma queimadura dolorida pode rapidamente acabar com o seu dia depois de tomar sol. Para acalmar sua pele, misture quatro colheres de sopa de bicarbonato de sódio com água morna e aplique no local. Ao secar, ele ajuda no processo de recuperação da pele.

8. Clarear os dentes

Colocar um pouquinho de bicarbonato de sódio na pasta de dente e usar essa mistura para escovar os dentes é uma excelente forma de limpar profundamente os dentes, removendo a cor amarelada e a placa bacteriana que tende a se acumular nos locais menos alcançados pela escovinha. Escovar os dentes com bicarbonato é bom para higiene bucal mas não deve ser realizado mais do que 1 vez por semana para não remover o esmalte natural dos dentes, que o protegem contra as cáries.

Veja: como clarear os dentes em casa.

9. Pele esfoliada

O bicarbonato, muitas vezes, é usado como um esfoliante caseiro. Os grânulos, de fato, podem ajudar a remover as células mortas, mas é preciso cuidado: o pó também altera o pH da pele –que é levemente ácido — e, por isso, são comuns os casos de coceiras, irritações e alergias.

10. Combater a acidez estomacal 

Tomar 1 colher de café de bicarbonato misturado em meio copo de água é boa forma de combater a acidez do estômago. Isso funciona porque o bicarbonato é uma substância alcalina que irá neutralizar o excesso de acidez.

11. Sal de banho

Substitui os sais de banho. Adicione meia xícara de bicarbonato de sódio ao seu banho – ele ajuda a neutralizar os ácidos de sua pele e a remover óleos e a transpiração corporal em excesso, trazendo uma sensação de pele macia.

12. Melhorar os treinos de corrida 

A água alcalina pode ser tomada durante os treinos de longa distância, melhorando o rendimento. Uma boa forma de tornar água comum em água alcalina é adicionar 1 colher de café de bicarbonato de sódio em 1 litro de água.