Casal constrói uma estufa à volta da própria casa para cultivo e manter o calor!

Já o velho ditado dizia que aqueles que vivem em uma casa de vidro não devem atirar pedras. Pois bem mas… sobre frutas e legumes ninguém disse nada 😀

Para uma família na Suécia, viver numa casa de vidro é uma realidade. Bem, mais ou menos, construíram uma estufa à volta da casa!
[adinserter block=”8″]

Uma estufa à volta de casa torna a casa mais verde!

Charles Sacilotto e Marie Grammar queriam uma maneira de escapar aos Invernos frios da Suécia de uma forma ambientalmente amigável. Sendo assim, haverá alguma forma melhor de atingir esse objetivo que não seja construir uma estufa em seu redor? Agora já têm uma maneira de aquecer a casa e até mesmo cultivar a sua própria comida.

O engenheiro Charles, inspirado pelo seu mentor Bengt Warne, um eco-arquiteto sueco, decidiu fazer como ele e construir uma estufa ao redor da casa tal como ele há cerca de 10 anos atrás fez. Construiu a estufa por cerca de 80.000 euros, mas os benefícios ambientais e económicos têm mais do que compensou.

Apelidada de Naturhus (Casa da Natureza), a estufa é coberta por painéis de 4 mm de espessura de vidro de segurança. “É bastante seguro” afirma Charles dizendo que mesmo se conseguisse quebrar, cairia em pequenos pedaços para não magoar ninguém.

A luz solar que entra através das janelas aquece a casa durante o dia e o calor acumulado mantém o calor durante a noite. O benefício adicional é que eles são capazes de cultivar os seus próprios alimentos e vegetais durante o ano inteiro.

O benefício da estufa

Devido à dureza dos Invernos suecos, crescer frutas e legumes tem um prazo muito limitado (apenas de Abril a início de Outubro) logo, com a utilização da estufa, os legumes e frutas crescem muito bem a qualquer momento!

Variedade de comida é algo que existe dentro dos painéis de vidro. Têm bastante comida tais como uvas, ervas, pepinos, figos e tomates que normalmente não crescem no inverno escandinavo. Para além de alimentos, plantas também são cultivadas lá. Elas são usadas para ajudar a purificar o ar e remover toxinas.
[adinserter block=”8″]
Para acrescentar, Charles construiu um caminho para que eles pudessem filtrar a água da chuva para si e para as plantas. Projetou e construiu o sistema de esgoto, incluindo jardim, sendo que dessa forma este estará sempre fertilizado.

Parece que viver numa estufa pode fazer o inverno não ser tão mau. Talvez um dia encontremos uma maneira de tornar possível que todos tenhamos uma casa como esta, mas até lá teremos que nos aconchegar ao lado do fogo para ficarmos quentinhos 😀