O seu filho mostra-lhe um corte na pele. Mas quando o leva ao médico, ela descobre um terrível perigo.

Bastam alguns hashtags e com demasiado tempo livre e imaginação para criar fazer algo diferente e mostrar ao mundo: assim se criam as modas na internet chamados desafios (challenge). No entanto, nem todas são divertidas e às vezes são terríveis para a saúde. Esse é o caso do “desafio do gelo e do sal” (Salt and Ice challenge) , um desafio que está se propagando perigosamente online. Como alguém teve essa ideia ainda é um mistério. O desafio consiste em colocar sal na pele e, em seguida, um cubo de gelo em cima. O sal abaixa a temperatura do gelo a -17ºC, criando de imediato queimaduras de primeiro e segundo grau, semelhante às que se produzem por congelamento. Os jovens se desafiam a aguentar o maior tempo possível e postar as fotos das queimaduras nas redes, quanto mais aguentam mais drásticas são as consequencias.

[adinserter block=”8″]

Uma mãe de Swansea, Inglaterra, que prefere permanecer no anonimato, viveu na primeira pessoa com seu filho os riscos do desafio do gelo e do sal. Primeiro ela o levou a uma unidade para ferimentos leves porque pensou que fosse um corte sem importância. No entanto, logo se deram conta de que era uma queimadura. Mas a queimadura era tão grave, que havia matado todas as terminações nervosas do local, e os médicos inclusive pensaram em fazer um enxerto de pele. “Podia ter provocado uma sepsia ou insuficiência orgânica”, conta a aterrorizada mãe. O médico que atendeu seu filho, aluno do segundo ano, nunca tinha visto uma queimadura causada por gelo de tamanha gravidade.


Essa mãe quer alertar os demais pais, e por isso, agora a Sociedade Britânica Para a Prevenção de Crueldade publicou um artigo sobre o perigo dessa moda e recomenda os pais a conversarem com seus filhos sobre como usar a internet com cautela. “Também é importante que as escolas estejam a par de qualquer moda nova que surja. O incremento no uso das redes tem aumentado a pressão social entre as crianças e essa nova moda é prova dos riscos disso.”
[adinserter block=”8″]

Infelizmente muitas crianças inocentes aderira a moda de realizar desafios e colocar na internet o video ou os resultados de tais desafios, o que acrescenta um grande perigo de crianças e adolescentes pararem no hospital sem saberem da gravidade do que fizeram.

[adinserter block=”8″]

O vídeo mais popular que mostra o desafio no YouTube está em circulação desde 2012 e tem mais de 6 milhões e meio de visitas. Essa moda perigosa está a aumentar agora pelo mundo todo e é importante estarmos preparados. A educação dos filhos não deve apenas se centrar em matérias tradicionais da escola. É necessário que com o incremento do uso das redes sociais também se incuta neles uma maneira razoável e saudável de usá-las. Converse com seus filhos sobre os perigos de alguns deste desafios, que podem os levar a parar no hospital.