Incêndios em Portugal vistos do espaço

NASA partilhou imagem da nuvem de fumo que envolve principalmente o norte de Portugal.

Portugal está a ser fustigado por diversos incêndios, um pouco por todo o país.  O mapa dos incêndios é vasto, com 107 focos registados de momento, mas no espaço tudo se torna mais claro.   Uma imagem partilhada esta segunda-feira pela Agência Espacial NASA é prova disso. Na fotografia, é possível perceber que o fumo resultante dos fogos que lavram em Portugal é visível do espaço.  Na imagem, dá para ver largas colunas de fumo provenientes dos vários focos a arder em Portugal continental, com especial incidência no norte. A mancha branca que “sai” do país em direcção ao mar pode ser acompanhada em tempo real através da transmissão em satélite da NASA.

mw-768

Uma imagem de satélite publicada pela NASA, mostra as colunas de fumo provocadas pelos incêndios, que afectaram Portugal Continental, na segunda-feira.

O elevado número de incêndios registados nos Distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Viseu, nos últimos dias, provocaram enormes concentrações de fumo no ar, que foram registadas pelas imagens de satélite da NASA.

Na imagem, ainda é possível observar uma mancha branca de fumo a sair do litoral norte e centro do país em direcção ao Oceano Atlântico. As colunas de fumo arrastam-se por vários quilómetros no mar.

OriginalSize2016_08_09_14_00_37_291692-661x307