Para este menino posar para a foto, a cabeça do leão está sempre a cair. O motivo por trás é cruel e desumano.

Em vários países da Ásia, existem locais onde os turistas podem tirar fotos com grandes felinos, como tigres e leões. Nestes ditos “santuários”, estes predadores se comportam como verdadeiros bichinhos de estimação. Os turistas podem tocá-los, acariciá-los, e até abraçá-los. Apesar disso parecer uma experiência única na vida, qual é o verdadeiro preço deste comportamento subserviente?

Certamente, não é o turista quem paga o maior custo neste caso. O valor do ingresso não se compara ao preço pago pelos animais usados nestes “espetáculos” disfarçados: eles perdem ali sua dignidade e sua liberdade. Olhe para uma foto típica destes locais e pense um pouco:

leao

Como algo assim pode ser natural? Mesmo sendo criado por humanos, um predador como este jamais seria assim tão dócil. Além disso, muitos turistas relatam que os animais parecem sempre grogues. “Os tigres estavam sonolentos, o que foi bom, porque imagina se estivessem muito ativos. Mas eles pareciam drogados, o que não é legal. E um funcionário ficou puxando os bigodes do tigre para acordá-lo, o que foi terrível,” escreveu uma turista no site Trip Advisor, explicando sua experiência no Tiger Temple, na Tailândia.


Leão é drogado para fotos com Turistas por reikoshayan

Por trás deste negócio lucrativo espalhado pela Ásia, muitos segredos se escondem. Diversas instituições defensoras dos animais acreditam que os felinos são, de fato, drogados e sedados pelos criadores. Este vídeo é um momento raro capturado em vídeo, onde se vê um pouco mais como a prática funciona:


Leão em safari completamente drgado por reikoshayan

Estas imagens foram gravadas na Indonésia e não se tem nenhuma comprovação de que o jovem leão estivesse realmente drogado. Porém, o vídeo está circulando o mundo e levantando muita polêmica. É certamente possível ver que o bicho não está voluntariamente naquela situação e está sendo profundamente desrespeitado. Sua cabeça cai e precisa ser levantada pelo cuidador diversas vezes ao longo da sessão de fotos. Cruel, desumano e deprimente.

Enfim, cada um pode assistir esta cena e tirar suas próprias conclusões. Mas tudo isso serve para mostrar que precisamos sempre pesquisar antes de sair por aí, nas férias, embarcando em qualquer atração turística que esteja sendo oferecida. É preciso ser responsável e pesquisar muito antes de fazer algo assim. Os animais não estão neste planeta para servirem como nosso entretenimento. Eles têm direito a levar uma vida normal e, acima de tudo, precisam poder ser livres.