Tem um pessoa conhecida com cancro? Eis o que nunca lhe deve dizer

Atualizado em 29 Março, 2019

Muitas vezes, nós, mesmo que com boas intenções, há frases que simplesmente nunca devem ser ditas a uma pessoa com cancro.

Comunicar com alguém que vive numa luta contra um cancro não é propriamente fácil para quem nunca teve a doença. E se é, pense bem pois pode estar a dizer as coisas erradas.
[adinserter block=”4″]
Mesmo que seja com as melhores intenções, dizer frases como “não te preocupes, vai tudo correr bem” ou “conheço uma pessoa que teve um cancro parecido e viveu até aos 80 anos”, além de não ajudar pode deixar a outra pessoa desconfortável e até triste.

Stan Goldberg, professor de comunicação da Universidade Estadual de São Francisco, nos Estados Unidos, contou ao New York Times que “o paciente não quer que o anime. Não quer que lhe diga que tudo vai ficar melhor, quando, na realidade, as pessoas não fazem ideia da gravidade ou do diagnóstico do cancro.”
[adinserter block=”6″]
Stan Goldberg, que também está a enfrentar uma forma agressiva de cancro da próstata, é o autor do livro ‘Loving, Supporting, and Caring for the Cancer Patient’, onde destaca que falar do cancro de outras pessoas não ajuda nada o paciente, até porque cada caso é um caso.

E conselhos que começam por “se eu fosse a ti” ou “se eu estivesses no teu lugar” também não costumam funcionar pois você não sabe pelo que a outra pessoa está a passar.

Conta ainda que “as pessoas com cancro vivem num mundo diferente de uma pessoa saudável. Percebem as coisas de forma diferente”, por isso em vez de tentar perceber ou de julgar, limite-se a aceitar e a disponibilizar-se para ouvir se a outra pessoa quiser falar.