É isto que pessoas de sucesso fazem ao domingo!

(Última atualização em: 23 Janeiro, 2020)

É difícil não se ressentir das segundas-feiras. O dia marca o fim da diversão e da liberdade do fim de semana – e isso é especialmente verdadeiro durante o verão, quando os sábados e domingos comuns têm um ambiente de férias despreocupado.

Mesmo se você ama seu trabalho, a angústia de ter que voltar para o “pica boi” na segunda-feira pode deixá-lo desorganizado e girando a sua cabeça o dia todo, explica Richard Citrin, Ph.D., MBA, um psicólogo de organização e consultoria e autor de ” A Vantagem de Resiliência. ” Então você tem que passar o resto da semana a “correr atrás do prejuizo”.

A segunda-feira vai acontecer quer você goste ou não, mas você pode preparar-se para ser mais produtivo. A chave é adotar alguns hábitos espertos no domingo assim que você se ajusta para uma semana mais brilhante e mais eficiente. Essas dicas irão ajudá-lo a fazer exatamente isso.

Tire uma hora para se organizar

Pegar no aplicativo do calendário em seu telefone ou tablet enquanto você está ao lado da piscina ou desfrutando de uma maratona de esportes na TV provavelmente não é como você planejou passar o domingo. Mas confie em nós, vai valer a pena.

“Não levando mais de uma hora de seu domingo para antecipar a semana à frente e organizar-se irá ajudá-lo a libertar espaço e reduzir a preocupação”, diz Christine M. Allen, Ph.D., um psicólogo, executivo e treinador. Verifique seu calendário, e-mail uma nota para um colega de trabalho ou você mesmo com uma lista de tarefas priorizando as tarefas que você espera fazer.

E se você realmente quer um domingo mais feliz para prepará-lo para segunda-feira, tente preparar alguns detalhes que o fazem sempre perder tempo. Você conhece os do costume: tratar das roupas, preparar para as refeições da próxima semana ou colocar sua roupa de trabalho para que você não esteja rasgando através de seu armário desesperadamente à procura de algo decente para vestir. Trate-os antes do tempo, e você pode atravessar o resto do fim de semana.

Encha seu prato com alimento saudável

Consumir alimentos ricos, pesados ​​e álcool no domingo irá afundar você em um coma alimentar que pode deixá-lo letárgico na segunda-feira de manhã, explica Debra Nessel, RDN, CDE, um dietista registrado Torrance Memorial Medical Center em Torrance, Califórnia.

Aponte para três refeições equilibradas e deliciosas no domingo, cada uma contendo proteína magra e carboidratos complexos para lhe dar energia constante e muita fruta e vegetais de alta fibra para ajudar a digestão e deixar você se sentir cheio. Lembre-se de ignorar os coquetéis ou preparar e encher o seu copo com muita água. Álcool é desidratante, e que traz sobre o nevoeiro mental e lentidão que intensifica o estresse.

Adicione significado ao dia

Nenhum julgamento se sua maneira preferida de gastar a tarde de domingo é saqueada para fora no sofá que presta atenção “Game of Thrones.” Mas tornar suas segundas-feiras mais brilhantes pode vir a designar domingo como o dia que você faz algo ativo que é pessoalmente cumprindo-como ir em uma caminhada de natureza ou caminhando cães de abrigo.

Todos nós temos coisas que temos que fazer durante o fim de semana, mas há algo a ser dito para fazer tempo para atividades que são consistentes com seus valores e conectá-lo às pessoas que você ama, diz Allen. Programar uma sessão de ioga com amigos ou ser voluntário em sua comunidade, por exemplo, empresta significado ao dia e redefine suas baterias mentais e espirituais, então você entrará na segunda-feira sentindo-se realizado e inspirado.

Concentre-se no Positivo

Um áspero comutar, colegas crabby, café velho – o começo da semana de trabalho pode trazer em uma rodada infinita de misérias pequenas. Pode ser fácil adquirir o hábito de temer segunda-feira, antecipando o que a manhã trará. Em vez disso, concentrar-se sobre as coisas positivas que podem acontecer quando você voltar no escritório. Talvez você terá a oportunidade de soprar novos clientes com novas idéias ou, pelo menos, ficar preso em fofocas fim de semana.

Se o problema é que, em geral, você não está amando o seu trabalho nestes dias, passar algum tempo no domingo pensando sobre o que poderia ajudá-lo a desfrutar de seu trabalho mais. Tente recordar aqueles dias em que você olhou para a frente a seu trabalho e todo o trabalho duro fêz exame para mover acima em sua carreira. Para muitas pessoas, esses primeiros dias foram um grande momento em sua carreira. Citrin diz: “Pergunte a si mesmo, o que mudou desde que você teve esse sentimento? O que você pode fazer diferente agora para ajudá-lo a recapturá-lo? ”

Seu ódio de segunda-feira pode sugerir que você estique seus limites e assumir diferentes atribuições – ou pode significar que é hora de colocar sensores para algo novo, diz Citrin. Até lá, concentre-se nas coisas boas, como o salário, a chance ocasional de viajar ou os colegas de trabalho que nunca deixam de te quebrar.

Tenha algum divertimento

Puxe a placa Monopoly, convide amigos para pôquer ou sugira um jogo de H-O-R-S-E com seus filhos. Jogos, passatempos e atividades criativas “estimulam o pensamento criativo, incentivam a tarefa única, limpam sua mente e melhoram sua confiança”, explica Maura Thomas, fundadora da RegainYourTime.com e autor de “Personal Productivity Secrets”. Jogar jogos de computador, esportes e outras atividades que promovem diversão também estão ligados a uma melhor criatividade, de acordo com um estudo publicado em Research in Organizational Behavior.

Se você quiser começar segunda-feira manhã sensação fresca e inspirada, estas são qualidades que você quer preparadas. “Não há tempo específico para jogar”, diz Thomas. O ponto é não trabalhar nos fins de semana e simplesmente usar esse tempo para envolver diferentes partes do seu cérebro, mas aproximá-lo como diversão, acrescenta ela.

Ajuste-se para um sono de qualidade

Uma boa noite de descanso no domingo é a melhor maneira de evitar a loucura de segunda-feira; Ele ajuda você a lidar com o estresse, coloca você em um estado mais otimista, pode fazer e deixa você se sentir alerta e energizado, pronto para enfrentar o início da semana, em vez de recuar sob as tampas.

Para preparar o shuteye que você precisa no domingo, tente comer refeições saudáveis ​​e não pesadas e terminar sua última refeição duas horas e meia antes de planejar o seu turno para que o processo digestivo esteja em andamento, diz Michael Breus, Ph. D., especialista em sono e autor de “The Power of When”.

Outras dicas incluem obter em uma quantidade decente de atividade física no domingo. “Há dados que mostram que o exercício diário ajuda a melhorar a qualidade do sono”, diz Breus, que recomenda obter, pelo menos, 20 minutos de movimento de elevação do coração. E remover o álcool  antes de deitar, pois pode levar a um sono irregular, afirma um estudo de 2015.