PERIGO- RISCO DE EXPLOSÃO NUCLEAR pode Destruir PORTUGAL

Central nuclear espanhola de Almaraz SOMENTE a 100Km de Portugal com o mesmo problema que Fukushima

images (1)

Se houver um acidente nuclear em Almaraz, um dos riscos é a poluição atmosférica. Ainda que os ventos sejam predominantemente de oeste-noroeste também temos ventos vindos de este e a fronteira com Portugal está apenas a 100 quilómetros. Outro problema, mais grave, é a contaminação das águas do rio Tejo com materiais radioactivos. Em situações normais, a água do rio que serve para a refrigeração da central não é contaminada, mas se houver uma fuga ou um acidente, que não sejam contidos pela bacia onde está instalada a central, haverá contaminação do rio que cruza Portugal.

 


A central nuclear espanhola de Almaraz, a mais próxima da fronteira portuguesa, “chumbou” num teste de resistência pedido pela Greenpeace, evidenciando a falta do mesmo tipo de válvulas que permitiu o acidente em Fukushima, Japão.

Há duas semanas reacendeu-se o alerta de perigo nuclear nas margens do rio Tejo em Espanha, por causa de falhas detectadas na refrigeração de um dos reactores da central Nuclear de Almaraz. Duas semanas depois é a própria empresa que divulga uma nota em que anuncia problemas num dos equipamentos da central que sofreu uma paragem na madrugada de domingo para segunda-feira. Este incidente ocorreu “durante a operação de aumento de carga depois de ter sido efectuada a ligação (da unidade) à rede”

Unidad-Nuclear-Almaraz-cambiar-valvula_EDIIMA20151005_0064_3

O tempo de vida de uma central nuclear são 30 anos. Almaraz tem 35, mas ainda não há plano final para a encerrar. A 100 km de Portugal, os maiores riscos são a contaminação do ar e da água do Tejo.

mapas2

Os perigos desta central nuclear obsoleta, que já devia estar encerrada há 6 anos, tornam-se cada dia mais evidentes.


Fukushima

jap

O acidente nuclear de Fukushima Daiichi foi um desastre nuclear ocorrido na Central Nuclear de Fukushima I em 11 de Março de 2011, causado pelo derretimento de três dos seis reactores nucleares da usina.

fukushima_radiation_nuclear_fallout_map

Chernobil

chernobyl-1986

Sábado, 26 de Abril de 1986, à 1:23:58 a.m. hora local, o quarto reactor da usina de Chernobil – conhecido como Chernobil-4 – sofreu uma catastrófica explosão de vapor que resultou em incêndio, uma série de explosões adicionais, e um derretimento nuclear.

geography_news_chenobyl