Pesquisas indicam que vegetarianos são mais propensos a alergias, desordens mentais e até mesmo cancro

Estudos baseados em populações têm mostrado de forma consistente que nossa dieta tem uma influência na saúde – uma dieta rica em frutas e vegetais é recomendada. Porém, algumas pessoas comem somente carne ou comem somente vegetais. Evidências para os benefícios para a saúde de dietas exclusivas são escassas.

Os vegetarianos são considerados mais saudáveis, são mais ricos, são mais liberais, bebem menos álcool e fumam menos – mas essas são muitas variáveis na saúde que não necessariamente resultam de ser vegetariano. Um estudo transversal da Entrevista de Pesquisa de Saúde da Áustria AT-HIS 2006/07 mostrou que os vegetarianos são na realidade menos saudáveis do que as pessoas que têm uma dieta mais variada.
[adinserter block=”6″]
As pessoas foram agrupadas de acordo com idade, sexo, status socioeconômico, com 1.320 pessoas no total – 330 vegetarianos, 330 que comiam carne, mas também comiam muitas frutas e vegetais, 300 consumidores “normais”, mas que comiam menos carne e 330 desse grupo, mas com uma dieta mais carnívora.

Após controlar essas variáveis, eles descobriram que os vegetarianos tinham um menor índice de massa corpórea (IMC) e menor consumo de álcool, mas tinham uma saúde pior no geral. Os vegetarianos tiveram maiores incidências de câncer, alergias e desordens mentais, uma maior necessidade de cuidados com a saúde e uma pior qualidade de vida.

Como resultado, os vegetarianos tomaram mais medicações do que os não o são.
[adinserter block=”8″]

Existem limitações nesse tipo de estudo. Um grande número de participantes e uma necessidade de controle significam que as perguntas precisam ser simples. Assim como os vegetarianos não devem abraçar toda as análises que suportam suas crenças, as pessoas que consomem a dieta Paleo também não devem acreditar que seu estilo de vida é necessariamente mais saudável. As pessoas podem ter adotado um estilo de vida vegetariano quando já não estavam saudáveis, por exemplo.

Porém, à medida que a América se encaminha em direção a mais custos com cuidados de saúde pública, é necessário aconselhar as pessoas sobre dietas da moda, como o vegetarianismo, assim como se faz com relação ao fumo e a junk food.
Concorda? Deixe-nos a sua opinião e partilhe!