SAIBA A VERDADE: 10 NOTÍCIAS FALSAS QUE TORNARAM-SE VIRAIS NAS REDES SOCIAIS

As fotos de Emma Watson nua, a mulher que engravidou do anão na festa de despedida de solteiro, a mulher de três seios e outras notícias falsas que tornaram-se virais em 2014.

Diferente do que muitos acreditam, não é tão difícil plantar notícias falsas na mídia e torna-las tão confiáveis quanto as que divulgam da Coreia do Norte para mais tarde desmenti-las. Aqui estão algumas das que mais fizeram sucesso em 2014 reunidas pelo site Buzzfeed.com.
[adinserter block=”1″]

1. Mulher de três seios não existe.

As notícias sobre a jovem de 21 anos Jasmine Trivedil, que alegou ter feito uma cirurgia para ter três seios, é completamente falsa. Seu terceiro atributo era meramente o resultado de uma boa utilização dos adornos de uma fantasia.

2. Nenhum dinossauro morto.
[adinserter block=”1″]

A fotografia publicada pelo usuário com o nome de Jay Branscomb, e que alertou para o suposto massacre de um triceratops, claramente era uma mentira. Steven Spielberg foi quem posou com o dinossauro morto, e este não era nada mais do que uma das fantasias para as filmagens de Jurassic Park.

3. Macaulay Culkin também não morreu.

Depois que o jornal britânico The Sun publicou uma nota em que prognosticava que o ator tinha seis meses de vida, os usuários de redes sociais aproveitaram a oportunidade para criar uma página no Facebook sobre a morte de Macaulay, que chegou a recolher mais de um milhões de “likes”. Ali foi anunciado que no dia 7 de novembro ele morreu. A notícia viralizou pelas redes e portais até Culkin negoa-la com graça. “Nós estamos em turnê, pessoas idiotas”, escreveu ele em sua conta no Twitter.

4. Nenhuma gravidez.
[adinserter block=”10″]

A história de uma mulher que gravidou de um anão durante sua despedida de solteira não é real. Ela pertence a uma lenda urbana que se aplica de forma aleatória como uma brincadeira.

5. O garoto herói da Síria. O vídeo que varreu o mundo, mostrando uma criança que alegadamente arriscou sua vida para salvar sua irmã na Síria foi lançado apenas com fins de sensibilização: ambos eram atores.

6. Há e-mails depois das 18. A França nunca votou a suposta lei que proíbe a troca de e-mails depois das seis da tarde, com o objetivo de garantir que os trabalhadores se “desconectem” após deixar o escritório.

7. Sem perigo de extinção.

Falsamente relatou-se que havia sérios riscos de que os ruivos deixassem de existir. Este dado, supostamente, foi divulgado pela Oxford Hair Foundation, e revelou-se através das páginas da National Geographic e muitos meios de comunicação britânicos. No entanto, não é nada mais do que uma lenda urbana.

8. Não recarrega no microondas.
[adinserter block=”11″]

O anúncio da suposta nova funcionalidade na versão mais recente do sistema operacional iOS8 permitia que o telefone fosse recarregada com o microondas não é mais do que uma piada divulgada através do 4chan, um site para compartilhar fotos, que possui fóruns de discussão onde você pode participar de forma anônima.

9. Não havia fotos dela nua.

Após o discurso para promover a equidade de gênero de Emma Watson, um site prometeu postar fotos da atriz nua foi criado. Depois que a página com contagem regressiva EmmaYoureNext.com chegou ao fim, soube-se que tudo isso era uma farsa, e que realmente não eram hackers, mas publicitários que usaram o roubo massivo de fotos íntimas de celebridades para divulgar um site de namoro.

10. É lobo ou não?

O vídeo que mostra um lobo vagando pelos corredores de um prédio nos Jogos Olímpicos de Sochi é uma farsa completa: Ele só foi montado por Kate Hansen, uma conpetidora dos EUA que digitalmente colocou o animal na Vila Olímpica.